casa, morar sozinho

Por que você deve começar à ler ainda hoje

Quando se mora sozinho por muito tempo, a gente vai desenvolvendo hábitos novos. E para alguns momentos do dia, nunca é demais acalmar a mente com uma boa leitura. Entretanto, não é de um dia para o outro que o hábito da leitura fará parte da vida.

No meu caso por exemplo, sempre preciso persistir para manter o hábito em dia. Ter um bom local da casa para isso pode ajudar.

Uma boa cadeira* e/ou poltrona e espaço específico como uma estante pra organizar os livros que virão, também são uma forma de incentivo. Já falei sobre poltronas aqui e como manter a organização da casa aqui.

Desenvolvimento cognitivo

A leitura estimula o cérebro, aprimorando a memória, a concentração, o raciocínio lógico e a capacidade de aprendizado. Sendo assim, também expande o vocabulário, melhora a gramática e a ortografia, além de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e da análise de informações. Então com isso, expande horizontes e te faz ter melhor entendimento de questões que ocorrem no mundo.

Ampliação do conhecimento

Através da leitura, temos acesso a um universo de informações sobre diversos assuntos, desde história, ciência e tecnologia até literatura, filosofia e arte. Isso nos torna mais cultos, bem informados e preparados para os desafios do mundo atual.

Desenvolvimento da criatividade e da imaginação

Ao lermos histórias ficcionais, romances, poemas e outras obras literárias, somos transportados para outros mundos e realidades, o que estimula nossa criatividade e imaginação. No entanto, isso nos permite pensar de forma mais inovadora, solucionar problemas de forma criativa e ter novas ideias. Para estimular a vontade de leitura, procure entender qual tema mais te chama atenção. Pois assim, fica mais fácil manter a leitura.

Melhora da comunicação

A leitura aprimora nossa capacidade de comunicação, tanto oral quanto escrita. Isso porque, ao lermos textos bem escritos, aprendemos a nos expressar de forma mais clara, concisa e persuasiva. Além disso, a leitura nos ajuda a desenvolver a empatia e a entender diferentes pontos de vista. Então não tem nada melhor para ampliar vocabulário que ler um pouco todos os dias. Comece pequeno, com no máximo cinco páginas ao dia, aumentando o número de página aos poucos.

Entretenimento e relaxamento

A leitura pode ser uma fonte de lazer e diversão, proporcionando momentos de relaxamento e prazer. Ler um bom livro ou revista nos ajuda a aliviar o estresse, esquecer dos problemas do dia a dia e nos conectar com outras culturas e realidades. Sendo assim, procure por temas que são confortáveis para você. Pois assim, fica mais fácil manter o hábito no dia a dia e expandir para outros temas no futuro.

Concluindo

Em resumo, a leitura é uma atividade essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ela nos torna mais inteligentes, criativos, comunicativos e bem informados, além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento. Coloque o hábito da leitura na sua vida o mais cedo possível, então me conta daqui algum tempo como está sua perspectiva em relação ao mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *