beleza

Como cuidar da pele oleosa no dia a dia


Sua pele anda disputando brilho com o sol? Não se preocupe, afinal você não está sozinha! A pele oleosa é mais comum do que se imagina. No entanto, cuido da minha desde a adolescência e sei bem o que é tratar não só da oleosidade. Mas também da acne que pode desenvolver caso não tenha tratamento.

Porém, com os cuidados certos, você pode ter um rosto livre de oleosidade excessiva. Aqui estão algumas dicas para te ajudar:

Como fazer a limpeza da sua pele

Lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com um sabonete facial suave e específico para pele oleosa. Evite sabonetes agressivos que podem ressecar a pele e estimular a produção de mais oleosidade.

Um dos sabonetes que tenho me surpreendido é o da Dermachem, pois é baratinho e deixa a pele fresca quase o dia todo.

Use água morna ou fria, pois a água quente pode estimular a produção de oleosidade. Remova a maquiagem completamente antes de dormir.

Tonificando sua pele

Use um tônico facial sem álcool para remover impurezas e equilibrar o pH da pele. Uma bo opção, pode ser substituir tônicosfacis pela água micelar. Assim evita o ressecamento e ainda ajuda à hidratar a pele.

Uma água micelar muito oa que costuma usar é a da Garnier Fructis para pele oleosa. Além de ser fácil de encontrar, ajuda manter a pele limpa sem ressecar.

Faça esfoliação regularmente

Faça esfoliação facial 1 a2 vezes por semana para remover células mortas e desobstruir os poros. Mas evite esfoliantes muito abrasivos que podem irritar a pele e causar ainda mais oleosidade!

Um dos esfoliantes que mais gosto no mercado hoje, é o da Asepxia. Pois além de retirar impurezas e células mortas da pele, não agride e não deixa a pele irritada.

Não esqueça de hidratar sua pele

Hidrate a pele diariamente com um hidratante facial oil-free e não comedogênico. Pois ajuda a manter a pele hidratada e previne o efeito rebote. Procure por hidratantes com ingredientes como ácido hialurônico e/ou niacinamida.

Um hidratante muito bom que indico é o da CeraVe. Além de ser um ótimo hidratante, tem a textura super leve e não deixa a pele brilhosa.

Use sempre proteção solar

Use protetor solar facial com FPS no mínimo 30 todos os dias, mesmo em dias nublados. Escolha um protetor solar oil-free e não comedogênico. Pois são ideais para não causar ainda mais oleosidade na pele.

Um que além de barato é ótimo, é da Neutrogena. Pois deixa a pele protegida sem aspecto pegajoso. Dura bastante e tem niacinamida na composição que ajuda à manter a pele hidratada.

Cuide sempre da sua alimentação

Beba bastante água para manter a pele hidratada. Evite alimentos gordurosos e oleosos, que podem aumentar a produção de oleosidade da pele. Consuma frutas, legumes e verduras, que são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a manter a pele saudável.

Alguns cuidados extras

  • Use lenços matificantes para remover o excesso de oleosidade durante o dia.
  • Aplique primer antes da maquiagem para ajudar a controlar a oleosidade e aumentar a durabilidade da maquiagem.
  • Evite tocar o rosto ao longo do dia para evitar a transferência de oleosidade das mãos para a pele.

Dicas extras

  1. Consulte um dermatologista para obter orientação personalizada sobre os cuidados com a sua pele.
  2. Experimente usar máscaras de argila verde para absorver o excesso de oleosidade e purificar a pele.
  3. Em caso de viagens*, leve sempre na bagagem, o essencial para manter seus cuidados com a pele em dia.
  4. Lembre-se: Cuidar da pele oleosa exige uma rotina regular e cuidados específicos. Com as dicas acima, você poderá controlar a oleosidade e ter uma pele radiante e saudável!

Texto: feito com ajuda do IA Gemini

Ilustração: feita com IA Canva

Animações: giphy.com

E aí, qual sua rotina para cuidar da pele? Conta aqui nos comentários!

One thought on “Como cuidar da pele oleosa no dia a dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *