blog

Começando um Canal de Vídeos na Internet

O blog em breve terá um Canal, sabia?! Mas por ora que sinda não tenho previsão de seu lançamento, vou deixar uma trilha de dicas sobre informações para produzir conteúdo em vídeos por aqui.

Afinal, ando pesquisando bastante para começar à produzir vídeos para o blog. Então não tem nada melhor que pesquisar bastante.

Principalmente antes de começar um projeto que exige muita organização e ferramentas necessárias para isso, não acha? Vamos às dicas de hoje:

Como gravar seus primeiros vídeos

Para seus primeiros vídeos, não invista em aparelhos caros. Utilize a câmera do seu smartphone para gravar vídeos em alta qualidade. Afinal a maioria dos modelos modernos oferece resolução Full HD (1080p) ou até mesmo 4K. Porém, caso não possua uma boa resolução, na próxima etapa podem ser feitos ajustes para melhorar seus vídeos. E precisando investir em um smartphone novo, não deixe de dar um olhada aqui*.

Onde editar os seus vídeos

Para os primeiros videos do Canal, um editor gratuito é ideal para aprender à dominar a habilidade de cortar, alterar cores e adicionar trilha sonora no seu vídeo. Para isso, existem editores gratuitos que são ideais para iniciantes:

OpenShot: Editor de vídeo gratuito e de código aberto, ideal para iniciantes. Possui interface intuitiva e oferece recursos como transições, efeitos e títulos. É ótimo para quem nunca entrou em contato com um editor antes, pois oferece recursos bem básicos para editar mas quando bem explorado, pode trazer ótimos resultados. Pode ser usado em Windows, Linux e iOS.

Shotcut: Outra opção gratuita e de código aberto, com suporte a diversos formatos de vídeo e áudio. Permite edição em 4K e oferece recursos avançados como filtros e chroma key. Tem muita documentação sobre como usar o programa na internet e dá pra aprender com facilidade seus recursos. Também pode ser usado em Windows, Linux e iOS.

Como fazer a Capa dos seus vídeos

Canva: Ferramenta online gratuita para criar thumbnails personalizadas e atraentes. Oferece diversos templates e recursos de edição. Assino a plataforma e com certeza vale muito à pena para quem precisa criar imagens e arte gráfica online. Porém, com a assinatura gratuita já oferece muitos recursos para começar.

Se inspirando para produzir seu conteúdo

Vídeos de outros criadores: Assista a vídeos de outros criadores de conteúdo para se inspirar e aprender novas técnicas.

Tutoriais online: Encontre diversos tutoriais online que ensinam como gravar, editar e publicar vídeos na internet.

Dicas Extras

Planeje seus vídeos: Antes de começar a gravar, defina o tema do seu vídeo, o público-alvo e o que você deseja transmitir. E para isto, seu planejamento pode ser feito em um caderno físico ou até mesmo ferramentas online como o Notion, Trello ou Google Agenda por exemplo.

Seja criativo: Use sua criatividade para se destacar dos demais criadores de vídeos e criar conteúdo original e interessante. Então para isto, utilize redes sociais, blogs e sites para referências e se inspirar bastante. Crie uma trilha de exemplos dos seus concorrentes e faça seu conteúdo de forma diferente.

Divulgue seu canal: Utilize as redes sociais e outras plataformas para divulgar seu canal e atrair novos espectadores todos os dias.

E aí? Animou para começar seus vídeos para a internet?

Conta aqui nos comentários suas experiências!