casa

Como criar um Cantinho de Leitura em Casa

Não tem nada mais prazeroso pra mim, que pegar um livro e encontrar um lugar por aí na cidade para sentar e ficar por algumas horas lendo.

Sempre que posso, encontro algum canto fora do radar para poder ficar longe do celular sempre que possível. E com isto, retomei ao hábito da leitura.

Porém para que não dependa apenas de sair para ler, aqui em casa eu desenvolvi alguns cantos para manter o hábito sempre que possível.

Então pensando nisso que trago aqui algumas dicas para quem quer criar o hábito da leitura em casa:

Cadeira da atelierclassico

Qual local da casa escolher

Escolha um local tranquilo e silencioso, longe de distrações como TV e barulhos externos. Porém caso não seja possível, opte por fones de ouvido ou até mesmo tampões para abafar o som externo.

Opte por um espaço com boa iluminação natural, se possível próximo a uma janela. Caso não seja possível, procure uma boa luminária com luz de LED, além de serem baratas não consomem muita energia.

Se o espaço for limitado, utilize um canto livre em um cômodo já existente. O importante é desenvolver um espaço fixo para o hábito ficar mais fácil de ser desenvolvido com o tempo.

Estante da atelierclassico

Quais móveis usar neste espaço

Invista em uma poltrona ou sofá confortável, com apoio para as costas e pescoço. Afinal, ficar algumas horas lendo, precisa ser confortável para o corpo.

Sendo assim, utilize sempre almofadas e mantas para aumentar o aconchego. Uma mesinha lateral também é bastante útil para apoiar livros, copos e outros objetos e manter seu sofá/poltrona livre de acidentes!

Cadeira da atelierclassico

A iluminação do seu espaço

Além da luz natural, utilize uma luminária de mesa ou até mesmo abajur para leitura direcionada. Opte por lâmpadas com luz suave e quente, evitando o cansaço visual.

As de LED além de não aquecerem, são econômicas. No mais luminária regulável permite ajustar a intensidade da luz, facilitando a leitura.

Usando a tecnologia à favor da leitura

Utilize um e-reader ou tablet para ter acesso a uma ampla variedade de livros. Fones de ouvido com cancelamento de ruído podem ajudar a bloquear distrações sonoras. Utilize aplicativos de leitura para organizar sua biblioteca e acompanhar seu progresso.

Cadeira da atelierclassico

Como decorar seu canto de leitura

Crie um ambiente relaxante com cores e texturas que você aprecia. Decore com quadros, plantas, mantas e outros objetos que te inspiram. Utilize estantes ou prateleiras para organizar seus livros favoritos.

Personalizando seu espaço

Inclua elementos que reflitam sua personalidade e estilo. Utilize objetos que te tragam boas lembranças e te inspirem. Crie um espaço único e aconchegante que te convide a ler.

Mais conforto para o momento da leitura

Mantenha a temperatura do ambiente agradável. Fazer seu cantinho próximo à uma janela ou uma porta pode ser ideal, pois pode ter circulação de ar natural.

Aproveite também para utilizar um tapete macio para os pés. Tenha à mão água, chá ou outros itens que você aprecia enquanto lê.

Se inspirar nunca é demais

Crie um mural com frases inspiradoras, citações de livros e outros elementos motivadores. Pois é sempre bom se lembrar por qual motivo se está ali.

Sendo assim, utilize velas aromáticas ou música relaxante para criar um ambiente acolhedor. Use esta oportunidade para entrar em contato com o que gosta.

Participe de clubes de leitura ou grupos online para discutir livros e trocar ideias.

Como organizar seu espaço

Mantenha seus livros e materiais de leitura organizados. Afinal, o exercício da leitura fica mais dinâmico e agradável. E para isso, utilize cestas, caixas ou outros organizadores para manter o espaço limpo e arrumado.

Porém cabe não se cobrar quando não for possível toda a organização necessária, então sugiro que comece aos poucos.

Adaptando o projeto à sua realidade

Adapte as dicas à sua realidade e orçamento. Afinal, de nada adianta ter um espaço de leitura sem livros! Comece aos poucos e invista dentro do possível.

Seja criativo e use o que você já tem para criar seu cantinho. O importante é criar um espaço que te motive a ler e relaxar!

Lembre-se: o mais importante é criar um espaço que seja confortável, inspirador e relaxante para você. Com um pouco de criatividade e planejamento, você pode ter um cantinho de leitura perfeito para desfrutar de seus livros favoritos.

Dica bônus:

Visite livrarias, cafés e outros espaços com cantos de leitura para se inspirar. Pesquise fotos e ideias online para encontrar o estilo que mais combina com você. E foi pensando nisso que preparei algumas pastas lá Pinterest para você se inspirar sempre que quiser.

Com essas dicas, você estará pronto para criar o seu cantinho de leitura ideal e mergulhar no mundo dos livros! Me conta aqui nos comentários, quais livros já está pensando em ler por lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *