Morar sozinho pode ser uma ótima oportunidade para ter um ambiente mais organizado e tranquilo. Mas de acordo com suas preferências, claro. Então pensando nisso, separei algumas ideias práticas e fáceis de implementar:
Defina um lugar para cada coisa
Essa é a chave para a organização, acredite! Crie o hábito de guardar cada item em seu devido lugar, seja nas prateleiras, nos armários, nas gavetas ou em caixas organizadoras. Isso facilita encontrar o que você precisa e evita bagunça. Pode parecer bobagem, mas leva tempo até se acostumar com tudo no seu devido lugar.
Faça limpezas rápidas e frequentes
Em vez de esperar a sala ficar muito bagunçada para fazer uma faxina geral, opte por limpezas rápidas e frequentes. Reserve alguns minutos por dia para arrumar as almofadas, colocar o lixo no lugar, limpar as superfícies e organizar os objetos. Uma boa maneira de manter todas as tarefas, é utilizando ferramentas como agendas e aplicativos para organizá-las.
Mantenha a mesa limpa
A mesa da sala é um local que tende a acumular objetos, como controles remotos, contas a pagar e chaves. Crie o hábito de manter a superfície da mesa limpa e organizada, guardando os itens em seus devidos lugares após o uso.
Utilize organizadores
Caixas, cestos, prateleiras e nichos são seus aliados na guerra contra a desordem! Invista em organizadores que se encaixem no seu estilo e nas suas necessidades. Tem mais dicas de organizar a casa aqui.
Utilize-os para guardar livros, revistas, itens de decoração, controles remotos e outros objetos que costumam ficar espalhados pela sala. Uma boa forma de deixar suas chaves sempre no lugar, é tê-las próximas à porta em um aparador por exemplo. Assim não se desperdiça ao sair de casa.
Personalize o ambiente
Decore a sala com elementos que você goste e que te façam sentir bem. Isso tornará o ambiente mais aconchegante e motivador para manter a organização. E para isso, tem dicas que você pode ver aqui.
Revise periodicamente
A cada semana ou quinzena, dedique alguns minutos para revisar a organização da sala. Veja se todos os itens estão em seus devidos lugares, se há algo que precisa ser ajustado e se existem novas oportunidades para otimizar o espaço.
Sempre que possível, reveja a disposição dos seus objetos. É sempre bom trocar ou até mesmo removê-los de lugar. Pois além de trazer novos ares ao ambiente, evita o consumo de itens novos o tempo todo.
Crie um sistema de recompensas
Para manter a organização se tornando um hábito divertido, você pode criar um sistema de recompensas. Por exemplo, a cada semana que você conseguir manter a sala organizada, recompense-se com algo que você goste, como assistir a um filme, comer um chocolate ou sair com amigos.
Concluindo
Lembre-se: o importante é encontrar um sistema que funcione para você e que te ajude a manter a sua sala organizada de forma prática e prazerosa. Com um pouco de criatividade e disciplina, você conseguirá criar um ambiente mais tranquilo, relaxante e propício para o seu bem-estar.