Skip to content

Blog Tu Cacheias

Seu guia de produtos de beleza para seu cabelo cacheado e muito mais.

O Estilo Provençal e sua História

Sou suspeita pra falar de móveis antigos! Hoje trago algumas informações sobre a origem do estilo provençal. O estilo provençal francês é o termo usado para descrever os móveis produzidos nas cidades francesas menores. Principalmente durante o século XVIII. Muitas vezes se aplica às peças de províncias. Assim como Provença, Normandia, Bordéus e outras regiões francesas.

atelierclassico.com.br

Fora da corte, o móvel estilo provençal francês começou como uma série de adaptações simples. Sendo assim, mais acessíveis das peças luxuosas feitas para a monarquia. Pois estilo provençal era destinado às famílias ricas das províncias. No entanto, apesar de terem alguma riqueza, na verdade não podiam pagar as peças parisienses luxuosas e caríssimas.

atelierclassico.com.br

Estilo e características do Estilo Provençal

Os residentes da província, eram os principais compradores de móveis produzidos localmente. Afinal, tinham menos poder de compra que a elite parisiense. Portanto, não estavam tão em contato com as tendências da capital. Sendo assim, os artesãos locais visitavam Paris. Assim se inspirando nas tendências atuais. Mas muitas vezes eles adotaram apenas algumas influências em vez de replicar o estilo.

atelierclassico.com.br

A mobília provincial francesa não era um estilo totalmente uniforme. Principalmente porque cada região tinha suas próprias tradições e influências diferentes. Além disso, cada artesão local tinha sua própria técnica. Como resultado, algumas peças eram maciças e bem decoradas. Enquanto outras eram leves e bastante simples. Para conferir móveis no estilo provençal visite o site da Atelier Clássico.

Resumindo

Haviam duas técnicas principais de decoração; esculturas e pintura. A escultura era a mais popular. E geralmente consistia em definir painéis. Entretanto também em gravar alguns motivos decorativos como flores.

Contando com criaturas mitológicas e linhas curvas. Assim incluindo paisagens, criaturas mitológicas, cenas bíblicas e objetos do cotidiano. O uso de folheado era raro. Gostou de saber um pouco mais sobre o estilo provençal? Conta aqui nos comentários!

Fonte: https://study.com/academy/lesson/french-provincial-furniture-history-style.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 pensamentos em “O Estilo Provençal e sua História”

error: Content is protected !!