Como diminuir o consumo de produtos cosméticos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Para esta nova década, quero muito colocar em prática algo que já tinha em mente: diminuir o consumo de produtos cosméticos em casa. E você deve estar se perguntando: “Mas como assim?! Como ela vai fazer pra testar as novidades do mercado?”

E é respondendo esta pergunta que cheguei num consenso comigo mesma: nunca conseguirei testar tudo! Sei que “nunca” é uma palavra forte! Mas de uns anos pra cá, a indústria cosmética entendeu a necessidade de suprir o mercado de cachos. E com isso, milhares de opções foram criadas desde então! Sendo assim, fica inviável testar tudo, mesmo que a vontade seja grande!

Quando me reconheci como consumista

Então me vi assim, uma consumidora sem controle algum para usufruir de produtos novos que o mercado oferece. Comprando loucamente, sem rumo, tudo que pudesse, quase indo à falência! Mas não é só porque o produto está ali, brilhando lindo na prateleira, cheiroso que precisamos necessariamente comprá-lo certo?

Relacionados:

Desafio do consumo consciente

E é assim que começo o ano, a década. Me desafiando à diminuir os meus produtos ao básico do básico que uma cacheada precisa: shampoo, condicionador, máscara e creme de pentear.

Mas parece um desafio bobo, mas já me deparei com mais de oito cremes de pentear diferentes e todos pela metade aqui em casa. Até parece que não, mas se a cada creme de pentear, o investimento médio for de R$ 10,00 cada, gastei uma média de R$ 80,00 neles! Fala que isso não é gastar dinheiro de forma imprudente?!

Por quê comprar consciente é melhor?

Muitas vezes fico com dó de comprar produtos profissionais. Especialmente por causa do valor. No entanto, diminuindo o consumo consciente de produtos e compras em excesso, estas aquisições se tornarão possíveis.

Hoje diminuo embalagem por embalagem. E sem repor nenhuma delas. E aos poucos consigo entender. Não é a quantidade de produtos que faz alguma diferença nos tratamentos. E sim, a técnica e os métodos que mais importam. E é sobre isso que falaremos na próxima postagem!

Por ora lanço o desafio: como tá o consumo de produtos por aí? Já parou pra contar quantas embalagens tem de cada item básico? Quanto já gastou com elas? Conta aqui nos comentários!

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Veja também:

americanas.com.br

COMENTAR É

34 comentários em “Como diminuir o consumo de produtos cosméticos”

  1. Bruna Ferreira

    Super concordo com você! Eu sou o tipo de consumidora que tem uma relação especial com cada produto que consume, gosto de usar até o finalzinho pra poder comprar outro, mas como não sou de testar muitos produtinhos isso acaba ficando mais fácil pra mim! Eu também gosto de ter controle de tudo então compro só que consigo dar conta de usar, odeio coisa parada desde livros até roupas hahaha
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

  2. Eu confesso que só me tornei melhor com o consumo esse ano.
    Percebi quando tava reorganizando minhas coisas que tinha produto demais de pele skincare e tudo mais. O problema no meu caso é que eu ganho muita coisa e esqueço e acabo comprando novas para experimentar. Esse ano aproveitei pra usar a maioria dos produtos novos para não desperdiçar. E agora como esse ano tive parceria com a migs salon line nunca mais comprei produto de cabelo. haha
    Beijos!
    Pam Lepletier

    1. Sim é e sempre bom rever os excessos! Ainda mais a gente que testa pra resenhar.. sempre acaba tendo um montão de produtos!
      Fico contente pela sua parceria!
      Beijos Pam!

  3. Eu evito demais comprar coisas de cabelo hoje em dia, compro mais o que preciso, como os meus tonalizantes, creme de pentear ou óleo, meu shampoo sem sulfato e o que eu mais invisto são em máscaras. Mas só compro uma quando outra está para acabar. Ainda tenho algumas coisas que recebi no passado, principalmente shampoo e condicionador. Então estou esperando eles acabarem para investir em outros produtos também.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    1. Verdade! Também tenho muita coisa da Beauty Fair do Ano passado ainda!
      Esse esquema de deixar acabar pra comprar outro é sempre o melhor pra não acumular!
      Beijos Carol!

  4. eu sou viciada em maquiagem, mas uso tudo o que tenho!
    quando vejo que algo tá muito parado, passo pra frente pra alguém usar!
    mas sempre tento usar tudo antes de abrir algo novo, no caso produtos de pele, que é o que vai mais! skincare funciona da mesma forma! :p

    xoxo
    Guria do Século Passado

  5. Tapa na minha cara esse post, sou muito consumista. Saio comprando tudo que vejo que vai funcionar no meu cabelo.
    Mas durante a quarentena, falei que compraria novos produtos assim q acabasse pelo menos 5 produtos. Foram finalizados aí comprei.
    Porém, é um processo preciso melhorar isso!
    bjs http://www.diadebrilho.com

  6. Muito legal esse post!
    Bem interessante 🙂
    Eu não sou de comprar um milhão de cosméticos, geralmente uso até acabar e aí compro um novo, só fica parado o que realmente não acerta no meu tipo de cabelo/pele, mas tento aí então dar pra outra pessoa ou algo assim.
    Mas o consumo consciente é muito importante.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

  7. Teve um tempo em que eu já não tinha mais espaço para tantos cosméticos, e muitas vezes eu era obrigada a me desfazer de alguns, pois não funcionavam para mim ou venciam a validade. Então eu desisti de gastar pequenas fortunas com isso e agora eu só reponho o que acaba.
    Obrigada por este post, traz reflexões muito válidas!
    Beijos!

    umtoquedeframboesa.com

  8. Post muito necessário! Eu sempre fui adepta ao básico, e quando eu ganho produtos de alguma parceria e ele não dá certo no meu cabelo, eu saio doando pra família e amigos. Eu tenho shampoo, condicionador, máscara e outros produtos, mas apenas um de cada, como gelatina e óleos vegetais. Então, acho que posso dizer que tenho um consumo consciente quando se fala em cosméticos, eu até faço post de “acabados” lá no blog, e depois de um tempo comecei a notar que usar um produto até o final pra depois comprar outro se tornou um hábito.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

americanas.com.br
Jenifer, 34 anos, cacheada natural testadora de produtos desde 2010. Estilista de formação, amante da tecnologia, aspirante à plataformas blockchain.

Mais aqui:

Indicados do Blog:

*Links Afiliados:

*Ao comprar nos links acima, recebo uma pequena comissão para manter as atividades do blog. Sinta-se à vontade em pesquisar seus produtos por conta própria!